Karaté é um sistema de murros, golpes, defesas, pontapés e chaves. É considerado como uma arte de defesa, não agressiva. Durante uma aula praticam-se técnicas individuais ou combinadas com um colega ou ainda contra “o ar” (como as “sombras” no boxe, algumas técnicas são também praticadas no saco para dar uma sensação realista de contacto, ETC.
A base do Karaté tradicional é a “Kata”, composta de movimentos ancestrais que contém todas as técnicas específicas de uma determinada escola ou estilo de Karaté. Começam de uma maneira muito básica, mas à medida que se vão fazendo progressos e aumentando as graduações (ou cintos) tornam-se progressivamente mais complexas.
Podem ser praticadas em espaços relativamente exíguos para que possa melhorar a sua técnica em casa bem como no seu ginásio (ou Dojo). Algumas pessoas idealizam a Kata como “meditação em movimento” e certamente que a concentração e coordenação motora requeridos para executar na perfeição a Kata exigem um estado superior de concentração extrema.






