As artes marciais tradicionais japonesas são divididas em gendai budo (moderno) e koryu budo ou kobudo (antigo).
Gendai budo refere-se a formas que foram estabelecidas após a restauração Meiji (1868), uma era de grande modernização no Japão, enquanto kobudo refere-se a sistemas fundados antes desse período.
A palavra japonesa kobudo consiste em dois caracteres; ko (antigo) e budo (artes marciais ou maneiras).
Os estilos Kobudo ou ryu seguem tradições desenvolvidas nos tempos antigos; utilize as armas clássicas de espada, lança, arco e armas menores, como a naginata (alabarda), kusari-gama (foice e corrente), shuriken (facas de arremesso), cajados de vários comprimentos, o sai, kama, tonfa e outros. Kobudo-ryu difere do gendai budo em uma variedade de maneiras.
Significativamente, estilos antigos não compartilham o sistema de classificação kyu dan de estilos modernos. Geralmente, utiliza uma metodologia graduada começando com sho-den (nível introdutório), chu-den (nível intermediário), oku-den (estudos de nível avançado), culminando com menkyo kaiden (certificado de domínio).
Além disso, muitos estilos de kobudo mantêm sigilo estrito de seus métodos, raramente fazem demonstrações públicas e aceitam alunos apenas com uma introdução adequada. Considerando que, estilos modernos como Kendo e Judo são baseados em prática aberta, onde todos são bem-vindos para participar. As armas usadas em Kobudo que evoluíram a partir de ferramentas e instrumentos agrícolas cotidianos são:

KAMA
É a foice de mão de colheita de arroz, que tem lâmina curta definida em ângulo reto com um cabo de madeira dura. Esta arma era usada individualmente ou em pares para trabalhos próximos, quando podia cortar, ganchar, cortar ou desviar em uma ampla gama de táticas básicas de combinação.

TONFA
Usado como uma alça para girar a mó manual ao moer o arroz. É um lingote de madeira dura cônico entre 15-20 polegadas de comprimento com uma alça lateral de projeção curta definida cerca de 6 polegadas abaixo do boleto. Usado como uma alça para virar a mó manual ao moer o arroz. É um lingote de madeira cônica entre 15-20 polegadas de comprimento com uma alça lateral de projeção curta definida cerca de 6 polegadas abaixo do boleto.

BO
Originado com o tembin, um bastão segurado sobre os ombros geralmente com baldes pendurados em cada extremidade e usado para transportar comida, água etc. quando a necessidade surgiu, o tembin ou o Bo como é conhecido hoje foi manipulado para atacar ou bloquear em técnicas.

SAI
Foi originalmente usado para escavar no solo para plantar sementes. O Sai originalmente era capaz de matar um inimigo com um golpe no pescoço ou um impulso na garganta.

NUNCHAKU
Nunchaku é construído com dois paus de madeira dura que foram ligados com segurança por cordas trançadas a partir de caudas de cavalos. Em uma situação defensiva, ele poderia ser usado para atacar, bloquear, bater, torcer e beliscar.

EKU
Eku é o remo que foi usado em Okinawa, que passou a ser usado como arma de defesa.